CPF na Nota - Governo de Goiás

About Me

header ads




   Compartilhar    Contador-img1  

Governo de Goiás tem melhor transparência do Brasil, mostra estudo do Ministério da Fazenda

Gestão estadual mantém nota A na qualidade da informação contábil e fiscal feita pela STN nos 26 estados e no DF. Em quatro anos, Goiás subiu do 19º para o 1º lugar. 

 

Para a secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, essa conquista reflete uma gestão marcada pela responsabilidade fiscal e que busca atender às necessidades da sociedade goiana (Foto: Lucas Diener) 


O Governo de Goiás conquistou o primeiro lugar em transparência no Brasil e a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados, com 99,5% de acertos nas verificações. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (15/08) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda.


Em relação à edição de 2022, Goiás subiu quatro colocações na classificação que avalia a transparência contábil e fiscal dos 26 estados e do Distrito Federal. Desde o início do levantamento, em 2019, o salto foi de 18 posições.


O maior percentual de acertos


Os dados avaliados nesta edição são referentes a 2022. Para o governador Ronaldo Caiado, a liderança é resultado do compromisso da gestão estadual com a transparência em todas as frentes.


“Temos dado passos importantes na administração com uma gestão que respeita o dinheiro público e vamos avançar ainda mais”, destaca o chefe do Executivo.


O governo goiano obteve o maior percentual de acertos na verificação realizada pela STN, que avalia e classifica a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações prestadas pelos estados e municípios ao Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).


Conquistada por Goiás pelo segundo ano consecutivo, a nota A é concedida aos entes federativos que cumprem mais de 95% das verificações.


Evolução


O ranking tem o objetivo de fomentar a transparência e a melhoria da qualidade das informações enviadas pelos entes da Federação ao Siconfi.


Na primeira edição, em 2020, que utilizou dados do ano anterior, Goiás ficou em 19º, alcançando 85,4% de acertos. No levantamento divulgado em 2021, subiu para 7º (92,9%) e, em 2022, para a 5ª colocação, com pontuação de 96,4%.


A secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, afirma que a conquista do primeiro lugar é “reflexo da gestão do governador Ronaldo Caiado, marcada pela responsabilidade fiscal, transparência das informações contábeis de Goiás, buscando sempre as condições necessárias para o atendimento das necessidades da sociedade goiana”.


A titular da pasta completa que a recuperação fiscal e a melhoria das condições da gestão do Estado “são sustentadas com informações transparentes e de qualidade”, com apoio integral do governador e da Secretaria da Economia.


“A conquista da Nota A e agora a primeira colocação no ranking são resultado da consolidação do Serviço de Contabilidade de Goiás, que conta hoje com mais de 100 contadores empenhados na fidedignidade das informações, implantação dos procedimentos contábeis patrimoniais, consolidação das contas públicas e busca contínua pela transparência contábil e fiscal”, diz o superintendente Central de Contabilidade e contador-Geral do Estado, Ricardo Rezende, que também ressalta o respaldo do governador e da secretária.


Acesse aqui o ranking completo


Saiba mais


Caiado lança Escritórios de Gerenciamento de Projetos com foco na transparência


Estado tem 36 órgãos com nota máxima em transparência pública


Foto: Lucas Diener 

* Secretaria da Economia - Governo de Goiás


Governo de Goiás tem melhor transparência do Brasil, mostra estudo do Ministério da Fazenda | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG