A lista é elaborada pela Arko Advice e seleciona os parlamentares que se destacam pela atuação e representatividade no âmbito nacional.
Foto: Lindomar Gomes
O senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO) foi escolhido como uma das personalidades do Senado Federal a integrar a lista da Elite Parlamentar 2023. A seleção é realizada pela Arko Advice desde 1997, que escolhem os parlamentares que se destacam por sua qualificação e representatividade nacional. A lista leva em conta a capacidade do parlamentar em participar e influenciar importantes debates públicos no País.
Vanderlan é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos – CAE – do Senado, uma das mais importantes da Casa, e tem exercido um papel fundamental no debate da Reforma Tributária. A Proposta de Emenda à Constituição estava no Congresso desde 2019 e, agora, caminha para uma resolução. Vanderlan foi o responsável por propor a criação de um grupo de trabalho, formado por diversos senadores, para debater o tema através de palestrar e audiências públicas. No fim, todos os debates e documentos produzidos pelo grupo de trabalho servirão de apoio para o senador Eduardo Braga, relator da Reforma, que também faz parte do grupo de trabalho da CAE.
De acordo com Vanderlan, o destaque na lista da Elite Parlamentar 2023 é importante por reconhecer o trabalho que está sendo realizado por Goiás e, também, pelo País. “Temos trabalhado muito, desde que cheguei ao Senado Federal. Às vezes as pessoas só ficam sabendo do trabalho em dias de sessões, ou dos pronunciamentos no Plenário, mas nosso trabalho como parlamentar não se resume a isso. Não é raro as vezes que nos dedicamos de segunda a segunda, até de madrugada, em projetos, debates e visitas aos municípios para entrega de benefícios. Então, quando aparecemos em uma lista como essa, só reforça a nossa missão de manter um trabalho sério, voltado realmente para o bem das pessoas”, explicou.
Além da CAE, que Vanderlan é presidente, o senador goiano é membro de outras 12 Comissões, entre elas a Comissão de Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura, Orçamento Público e Fiscalização, Inteligência Artificial, dentre outras. Também compõem importantes Grupos e Frentes parlamentares do Congresso Nacional. “Hoje sou presidente da CAE e temos tratado de temas importantes para a economia nacional. Ajudei a pilotar o Regime de Recuperação Fiscal de Goiás, e estamos debatendo a Reforma Tributária. Mas, assim que cheguei no Senado, assumi a Comissão de Ciência e Tecnologia. Foi aí que desenrolamos mais de 500 projetos, requerimentos e propostas legislativas. Uma das mais importantes foi o PLC 79/2016, conhecido como o Projeto da Banda Larga, que está permitindo milhões em investimentos no País”, destacou.
O senador goiano também é autor de Projetos e Propostas de Emendas à Constituição que trarão impactos positivos em diversos setores da economia nacional e em áreas como educação, saúde e meio ambiente. O PL 29/2020, por exemplo, altera a Lei nº 7.797, de 10 de julho de 1989, que cria o Fundo Nacional de Meio Ambiente, para dispor sobre a aplicação de recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente na limpeza urbana e no manejo de resíduos sólidos. O PL 3505/2023 dispõe sobre a criação da Universidade Federal de Rio Verde (UFRV), por desmembramento do campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano. “Hoje é muito comum uma atuação voltada para as redes sociais e com incentivo ao “nós contra eles”. Criou-se até o parlamentar virtual, que a atuação dele é fundamentalmente na internet. Eu acho importante o uso da internet, mas apenas para dar transparência e divulgar o nosso trabalho, além de ouvir a população”, comentou.
Fotos: Lindomar Gomes
* ASCOM
Comentários
Postar um comentário