About Me



About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

“Esse é apenas o primeiro de vários outros que serão construídos em Senador Canedo”, disse Fernando Pellozo, durante inauguração do Ecoponto Jd Nova Goiânia



A prefeitura de Senador Canedo inaugurou, nesta sexta-feira, 08, o primeiro Ecoponto do Município. Localizado no Jardim Nova Goiânia, o espaço é um local de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, até 2 m³, grandes objetos como restos de poda de árvores, móveis velhos, resíduos de construção e materiais recicláveis, além de pneus usados e eletrônicos. O prefeito Fernando Pellozo, a promotora de Justiça, Dra. Marta Loyola e a comunidade local participaram do evento e destacaram a importância do Ecoponto para a Cidade.


Fernando Pellozo lembrou que aquele local já era usado pela população para descarte irregular de lixo e entulho. Então o que a prefeitura fez foi organizar o espaço dando condições de armazenamento e destinação correta para os materiais que já vinham sendo depositado incorretamente no local.


“Aqui ao lado temos uma escola municipal e esse espaço todo era usado para descarte de lixo e entulhos. Isso era prejudicial à Saúde dos moradores e principalmente dos alunos, que conviviam com insetos e até escorpiões. Nossa função aqui é de organização, assim como estamos fazendo em toda cidade. Estamos pegando o que não está funcionando, ou que está funcionando de maneira errada, e transformando em algo positivo para a população. Assim vamos melhorando a cidade toda”, explicou o prefeito Fernando Pellozo.


O secretário de Planejamento, Rafael Gonzaga, explicou que o Ecoponto foi construído com a união de setores públicos e privados, destacando a importância de se ter parcerias. “Esse trabalho foi realizado com parcerias. Tivemos apoio do Ministério Público, das mais diversas pastas da Prefeitura e de empresários locais, que perceberam a importância de unirmos forças pelo bem da comunidade. Então tenho muita gratidão por todos que acreditaram e apostaram nesse projeto”, contou.


Superintendente da Seplan, Vilmar Pires foi um dos idealizadores do projeto e comentou, emocionado, da importância de disponibilizar espaços como esse para a população. “Essa é uma forma da prefeitura colaborar com o cidadão que mora ali nas proximidades e que não tem condições de locar uma caçamba de entulhos para colocar os restos de construção ou podas de árvores, por exemplo. Antes os moradores jogavam na rua, na porta de casa, nos lotes vagos, sem destinação correta. Agora, com o Ecoponto, teremos a cidade mais limpa e mais saúde pública também”, explicou.


Presente no evento e responsável pela construção das parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, a promotora de Justiça, Dra. Marta Loyola pontuou a necessidade da gestão municipal em proporcionar condições da comunidade agir de forma correta nos descartes de entulhos e restos de materiais. “Essa visão da prefeitura de dar condições para a comunidade descartar de forma correta os materiais que não lhe servem mais é a correta. A prefeitura não pode vir aqui e apenas aplicar multas para quem joga seus entulhos nas calçadas ou nos lotes vagos sem, antes, criar essa condição da população agir da forma certa. O Ecoponto é uma solução sustentável para e a proximidade com essa escola municipal não é por acaso. Acredito que poderemos ter uma interação entre esses alunos e esse trabalho sustentável que a prefeitura está iniciando aqui.


O prefeito Fernando Pellozo anunciou, ainda, que esse é apenas o projeto piloto, e que a cidade vai receber outros locais para o descarte correto desses materiais. “Quero deixar bem claro que esse é apenas o primeiro de vários outros pontos de entrega de resíduos que serão construídos na cidade. E já quero anunciar aqui que o próximo será construído na Região do Jd das Oliveiras. A intenção é colocar um Ecoponto em todas as Regiões de Senador Canedo”, disse.


Além do espaço para a entrega de materiais recicláveis, o Ecoponto também tem uma horta orgânica municipal. Na inauguração o prefeito aproveitou para, juntamente com algumas crianças e com servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, plantar algumas mudas de hortaliças. Essas folhagens serão doadas à população da região em troca de materiais recicláveis, como papel, pneumáticos, eletrônicos, plásticos, etc. Essa é uma forma que a prefeitura encontrou de incentivar a comunidade a fazer o descarte correto desses materiais. Em seguida a prefeitura enviará esses materiais para a cooperativa de reciclagem, que dará destinação correta a eles.





Texto por Leandro Arantes 

Fotos por Vitória Carvalho

 

“Esse é apenas o primeiro de vários outros que serão construídos em Senador Canedo”, disse Fernando Pellozo, durante inauguração do Ecoponto Jd Nova Goiânia | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG