About Me



About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Ações de combate à dengue são intensificadas em Senador Canedo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua na luta contra a dengue e convida toda a população para participar da campanha.




Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou uma super campanha de conscientização da população na luta contra a Dengue. A ação passou pelas ruas do centro com o intuito de informar aos moradores e comerciantes sobre os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.


Com a ajuda do Núcleo de Controle de Vetores (NCV) e dos agentes de endemias, foram distribuídos materiais educativos que mostram ações simples, mas que fazem toda a diferença no combate à dengue. Dez minutos por semana podem contribuir para a boa saúde de toda a cidade. 


Quem passou pelas ruas parou para acompanhar a ação e ficar um pouquinho mais ligado nos cuidados individuais, como o empresário Diego Vieira, que apoia a ação e vai colocar os ensinamentos em prática. “Muitas vezes a gente esquece de fazer algo simples, que é só tirar a água parada de um lugar, essas atividades da secretaria e o trabalho do pessoal ajuda muito, pois lembra a gente que, quem tem que cuidar da nossa casa é a gente. Hoje, eu já vou ver se tem água parada lá em casa e vou organizar”, afirma o empresário. 


O trabalho vai ser realizado nas principais regiões da cidade: Central, Jardim das Oliveiras e Vila Galvão e para o diretor do NCV, Cléber Marques, diferente do que as pessoas acham, o clima seco é mais propício para o aumento de casos, por conta da própria ação dos moradores. “Quando estamos em clima de chuva a população ainda se preocupa em tirar a água que fica empossada depois de uma chuva, no clima seco as pessoas deixam essa preocupação de lado e não limpa os vasos de planta, a vasilha dos animais, os lixos do quintal e etc, o que deixa mais possibilidades de procriação do mosquito.”, relata Cléber.


Com a ajuda de toda a população é possível combater o Aedes Aegypti, e para que o combate seja eficaz, basta adotar as seguintes medidas:


- Tampar lixeiras;

- Fechar tonéis e caixas d’água;

- Manter as calhas sempre limpas;

- Limpar ralos e colocar telas;

- Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;

- Preencher os pratos de vasos de plantas com areia;

- Manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.


SMS e população trabalhando juntas por uma cidade limpa e livre da dengue!






Texto por Carlos Willton 

Fotos por Vitória Carvalho


Ações de combate à dengue são intensificadas em Senador Canedo | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG