O evento que acontece em Campo Grande-MS debate temas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS.
Foto: Ses-GO
A coordenadora das PICS, Tânia Vaz e a diretora administrativa do Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Luciana Machado Martins, representam a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), no 2º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (ECOPICS) e o 2º Fórum Centro-Oeste de Coordenadores Estaduais em PICS, que começou na segunda-feira (25) e termina hoje (29), em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. O Cremic é uma unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
O evento promove debates sobre estratégias e implementação das PICS nos municípios, e também tem objetivo de sensibilizar profissionais de saúde e gestores na prevenção e na promoção da saúde individual e coletiva, de forma integral e humanizada. O encontro auxiliará no acesso a espaços para desenvolvimento de ações de prevenção de doenças, de promoção e recuperação da saúde, voltados a ambientes saudáveis para que a população viva mais, com melhor qualidade de vida e, assim, fortalecer a Rede de Atenção à Saúde.
A programação conta com palestras, apresentação de trabalhos, oferta de cuidados, cursos e oficinas. A realização do ECOPICS e Fórum Centro-Oeste de Coordenadores Estaduais em PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) é uma oportunidade para levantar questões que perpassam os temas da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (Sistema Único de Saúde), qualificando os profissionais de saúde e outros parceiros que atuam nas diversas temáticas para a articulação intra e intersetorial das ações de promoção e prevenção à saúde nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal para um novo modelo de atenção à saúde.
Goiás se prepara para sediar o 3º ECOPICS
No próximo ano, Goiás sediará o 3º ECOPICS, que contará com a participação de representantes da América Latina, com apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde (MS). “Estamos com grande expectativa nesse segundo encontro, com discussões importantes que acontecem aqui e já de olho no ano que vem, quando seremos anfitriões do evento e ainda contaremos com apoio do Ministério da Saúde e da Opas, que participa do acordo mundial para incorporação e fortalecimento das Práticas Tradicionais Integrativas pelos países da América Latina”, destaca a coordenadora das PICS/SES, Tânia Vaz.
Práticas Integrativas
As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Todas as práticas estão inseridas no SUS e reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
As práticas estão inseridas no SUS e reconhecidas pelo Ministério da Saúde como opção para tratamento e prevenção de diversas doenças. Entre as PICS estão a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.
Texto: Yara Galvão / Comunicação Setorial (com informações SES/MS)
Fotos: SES-GO
Comentários
Postar um comentário