No 1º Encontro de Coordenadores da Atenção Primária em Saúde, Sérgio Vencio sugere aos profissionais uma análise mais detalhada, com gestores municipais, para destravar problemas que atingem atendimento na esfera estadual.
Secretário Sérgio Vencio fala também sobre investimentos na regionalização da saúde em Goiás -Foto: Iron Braz/Comunicação Setorial
Começou na terça-feira (15) e termina nesta quarta-feira (16), o 1º Encontro de Coordenadores da Atenção Primária em Saúde, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Com a participação de mais de 300 pessoas, entre coordenadores municipais e coordenadores regionais em saúde dos 246 municípios goianos, o evento reúne nomes importantes da área para discutir o fortalecimento da APS, porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde (SUS).
Na abertura do encontro, o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, falou sobre os benefícios do SUS disponíveis em todas a rede de atenção, o cuidado dispensado pelo Governo de Goiás, que tem investido na regionalização da saúde, e pontuou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, principalmente os menores. “Este ano, estamos com pedido para economizar R$ 500 milhões da Secretaria da Saúde, algo muito difícil de fazer, num processo que não pode parar”, pontuou Vencio.
Ainda sobre o fluxo dos hospitais, o secretário falou da utilização das unidades estaduais, de média e alta complexidade, que atendem, na grande maioria, como pronto-socorro. São casos menos graves, que deveriam ser resolvidos nos municípios – principalmente na APS, com ações de prevenção para evitar os agravos. Sérgio Vencio explicou que o Estado prepara um projeto estratégico para regulamentar as portas de algumas dessas unidades.
A superintentende de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Vieira, afirmou que o evento também é o momento para que os municípios sejam ouvidos em suas necessidades e que caminhos sejam apontados para o fortalecimento da rede de atenção à saúde. “Que, juntos, nós possamos trazer encaminhamentos, direcionamentos para uma melhora da atenção primária em todo o Estado de Goiás, respeitando toda diversidade que nosso território tem e todas as necessidade que nós temos”, destacou.
Entre os participantes, a abertura do encontro, realizado no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), contou ainda com a presença de representantes dos Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems); da secretária adjunta da SES-GO, Anamaria de Sousa Arruda; do subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde, Luciano Carvalho; e da promotora de justiça, Lucinéia Vieira Matos.
* Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial
Comentários
Postar um comentário