Virada Ambiental já resultou no plantio de mais um milhão de mudas desde que foi lançado, em 2019, e já alcançou outros sete estados e quatro países: Chile, Portugal, Espanha e Uruguai.
Em junho de 2022, o prêmio Goiás Sustentável laureou o professor Emiliano Lobo de Godoi, que pertence aos quadros da Universidade Federal de Goiás (UFG) e que coordena uma das mais importantes iniciativas já realizadas no Estado no âmbito do meio ambiente: o Virada Ambiental. Hoje, o projeto ostenta a marca de mais de um milhão de mudas plantadas em Goiás, em outros sete estados e quatro países, além do Brasil.
O cronograma do Virada começa em junho, com um evento que acontece na Semana do Meio Ambiente, e que resulta em uma grande mobilização no fim de novembro, com plantio de mudas nos municípios que toparam aderir à iniciativa. Começou em 2019 em 140 municípios de Goiás e chegou a 204 no ano passado. "A meta é alcançar as 246 cidades do Estado nesse ano", afirma Emiliano.
Além de se transformar em um produto para exportação que foi levado para Portugal, Espanha, Chile e Uruguai, a Virada Ambiental também ampliou o seu escopo de ações. Além do plantio, os coordenadores promovem também jornadas de capacitação de servidores públicos interessados em aprender sobre políticas públicas ambientais.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) é um dos parceiros da UFG no projeto. "A nossa expectativa é a de mudar a postura de todos os agentes envolvidos na gestão ambiental e reverter o quadro de fragilização e degradação dos ecossistemas. É conscientizar o maior número de pessoas e promover uma virada, literalmente falando", explica o professor.
Goiás Sustentável
O prêmio Goiás Sustentável será entregue no dia 05 de maio, na mesma data em que o Virada Ambiental anunciará o município goiano que mais se destacou no plantio de mudas em 2022. "Toda premiação é importante para pavimentar esse caminho árduo em busca da sustentabilidade. O Goiás Sustentável é uma ação que precisa ser aplaudida e reconhecida". completa Emiliano.
As inscrições para o Goiás Sustentável estão abertas até o dia 20 de maio, neste link (https://forms.gle/Xi8GmcWAf3iLJaCg9). São seis categorias: Inovação, Ciências e Educação; Atividade Rural e Empresarial; Políticas Públicas, Instituição Pública e Autoridade Pública; Terceiro Setor; Imprensa; e Servidor Público.
Foto: Divulgação
Legenda: Projeto reconhecido pelo Prêmio Goiás Sustentável se destaca na Semad pela redução de tempo para licenciamentos
* Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de Goiás