Durante a primeira sessão ordinária do mês de abril nesta terça-feira (11), os vereadores demonstraram preocupação em relação ao reforço da segurança nas escolas de Senador Canedo. A medida se deu diante de notícias que circularam, pela manhã, em perfis falsos no Instagram que estariam divulgando possíveis ataques às Escolas Isabel de Matos e João Carneiro dos Santos.
Imediatamente, os parlamentares colocaram em pauta uma série de medidas que serão sugeridas ao Poder Público, para que implemente de imediato nas instituições. O assunto voltará à discussão na sessão de quarta-feira (12), por meio de Projeto de Lei, de autoria do próprio Legislativo, sugerindo a implantação de detector de metais, a presença dos Guardas Municipais nas escolas durante o expediente e também à ampliação do sistema de vídeo monitoramento.
O presidente da Casa, Carpegiane Silvestre (Patriota), demonstrou sua preocupação em relação ao problema que, hoje, afeta todo o Brasil. “É preocupante o número de casos de violência nas escolas no País, e aqui em Senador Canedo tomaremos medidas imediatas para garantirmos segurança aos alunos, professores e todos os funcionários das instituições escolares”, ressaltou.
Na tribuna, a vereadora Welma Lira (Patriota) solicitou um minuto de silêncio pelas crianças vítimas de um atentado em Blumenau (SC), recentemente. A parlamentar propôs destinar emendas impositivas para o reforço da segurança nas escolas. “Coloquei minhas emendas impositivas à disposição do Poder Executivo para que tome medidas protetivas e aquisições de detector de metais para a entrada de todas as instituições de ensinos de nossa cidade, e demais opções que venham agregar ao tema”, informou.
O vereador Wesley Souza (PROS) apresentou na Casa requerimento solicitando a presença de Guardas Municipais, nos horários de aula, assim como rondas frequentes ao redor das unidades de ensino. “Precisamos implantar meios de cuidados com a vida. Necessitamos deixar nossas escolas seguras para que os pais tenham segurança em deixarem seus filhos, e os professores se sintam mais tranquilos para irem ministrarem as aulas”, defendeu.
Fotos e Texto: Câmara Municipal de Senador Canedo/GO