Emendas Impositivas

About Me

header ads



header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Criadores familiares de Senador Canedo recebem pintainhas para produção de ovos

Os filhotes das aves foram entregues durante lançamento do projeto que terá produção de ovos destinadas para alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino. 


Foto: Xande Manso 


O evento de lançamento do projeto de incentivo a agricultura familiar, com criadores de aves, aconteceu nesta quinta-feira, 12/01 com a presença de associados da Cooperativa dos Produtores Rurais de Senador Canedo e autoridades do munícipio. O projeto, realizado em parceria com a Prefeitura, prevê a distribuição de pintainhas pra produção de ovos. Serão beneficiadas 40 famílias, que serão responsáveis pelas aves poedeiras, da raça Novogen, que terão os ovos adquiridos pela Administração Municipal, para serem inseridos na alimentação escolar. 


Serão entregues 5800 pintainhas, que começaram a produzir ovos em torno de 120 dias. Os cooperados estão tendo orientação e formação específica para garantir a qualidade da produção. É o que destaca o criador Maurício Queiroz. “Os criadores receberam incentivo, total apoio, trata-se de uma espécie com genética premiada, produção rápida, com boa postura, para uma criação que respeite o bem estar animal”, diz.


O secretário municipal de Agricultura, Vilmar Lima, reforçou a parceria da Prefeitura, para o apoio aos beneficiados. “Não só o manejo, a técnica do trabalho com as aves, mas a parceria também com formação profissional e apoio aos criadores, para terem a garantia da viabilidade e crescimento do seu negócio”, destaca. 


Parceria contínua


O apoio da Administração Municipal com a Cooperativa vai garantir uma renda produtiva aos cooperados. Com a produção de ovos, estima que inicialmente o ganho seja em torno de R$ 3.000.  Outro benefício será a entrega em breve de uma área de 2.300 metros, na região do Jardim das Oliveiras, para sede da Cooperativa dos Produtores Rurais de Senador Canedo. “O trabalho beneficia toda a cidade, promove renda e também bons produtos para iniciativa pública, como também para outros setores, como comércio, indústria e demais setores de Senador Canedo”, explica o vereador Reinaldo Alves


Um dos beneficiados foi o criador Orlando da Silva, morador da Vargem Bonita. “É um grande incentivo para o trabalho. São aves de grande qualidade, e estamos recebendo toda orientação de manejo, que traz muita confiança”


Alimentação Escolar


O maior comprador da produção de ovos dos produtores familiares será a Prefeitura de Senador Canedo, para serem utilizados na Alimentação Escolar. A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, regulamenta que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pode ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.


O prefeito Fernando Pellozo destacou a importância da parceria para todos. “É um resultado da união de uma cooperativa, que beneficia famílias, e também cerca de 25 mil estudantes da nossa rede municipal de ensino. É mais um trabalho que faz com que a cidade avança em todas as áreas”, afirmou.


Texto por Marcela Aires

Fotos por Xande Manso

 

Criadores familiares de Senador Canedo recebem pintainhas para produção de ovos | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG