About Me



header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Prefeitura de Senador Canedo realiza formatura da 1º turma do Programa Guarda Mirim

Ao todo, serão 50 formandos que receberão a certificação pela formação ao longo deste ano de 2022.




A Prefeitura de Senador Canedo realiza na próxima sexta-feira (18), a solenidade de formatura dos 50 alunos da 1ª Turma do Programa Guarda Mirim, que será realizada na quadra do Comando da Guarda Civil de Senador Canedo, às 18h.


Para essa primeira edição do projeto, foram selecionadas crianças e adolescentes que estudam na rede de ensino do município, no contra turno, e que estão devidamente cadastrados no programa do governo federal - CadÚnico. Este é um programa idealizado em integração entre as Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), criado no ano de 2022.


“A Guarda Mirim'' é um projeto que surpreendeu a todos. Os impactos positivos na vida desses jovens, de suas famílias e, consequentemente, de nossa sociedade, é algo que gera um valor imensurável”, destaca o prefeito Fernando Pellozo.


Ele ainda reforça o compromisso de ter tomado a decisão certa ao implementar esse projeto. “Tenho muito orgulho em ter tomado a decisão que nos permite estar aqui hoje. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, fazendo as escolhas certas, que é a de cuidar das pessoas, principalmente das nossas crianças e adolescentes, que são o futuro dessa cidade,” conclui.


Para a mãe da Ester Silva, Maria das Dores, a participação da filha no programa tem sido um canal muito importante no seu desenvolvimento, apesar de afirmar que a filha nunca deu trabalho. ”Sempre foi um sonho para a minha filha participar do programa, quando soube que iria ter aqui em Senador Canedo” ressalta.


Para ela, o programa beneficia toda a família porque quando a filha está nas aulas em segurança, ela pode buscar garantir mais uma renda para a sua família e ainda destaca o desejo que este programa continue e outras crianças tenham a oportunidade.


O programa conta com aulas, três vezes por semana, com duas turmas – matutino e vespertino – com uma carga horária total de 750 horas, nas instalações do comando da Guarda Civil e tem como objetivo ensiná-los a serem agentes multiplicadores do bem.


APRENDENDO COM RESPONSABILIDADE 


As atividades da Guarda Mirim têm como aspectos predominantemente sociais e educativos, orientando-os com princípios éticos, morais e de cidadania, responsabilidade social, no fortalecimento do vínculo familiar e, sobretudo, na permanência e sucesso escolar.


Durante o ano letivo, os alunos aprendem sobre saúde bucal, primeiros socorros, realizam visitas que conscientizam sobre a responsabilidade com o meio ambiente.



Texto por Rafael Rocha

Fotos por Milena Medrado / Carlos GCM / Vitória Carvalho


Prefeitura de Senador Canedo realiza formatura da 1º turma do Programa Guarda Mirim | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG