About Me



header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Senador Canedo lança programa: Defesa Civil nas Escolas

Projeto prevê orientação aos estudantes de ações a serem tomadas em caso de tragédias, como a retirada de prédios com segurança, entre demais ações. 




A apresentação do Projeto Defesa Civil nas Escolas será na próxima segunda (17), em solenidade com autoridades e representantes da comunidade escolar, às 9 horas na Praça Criativa no Jardim das Oliveiras. A iniciativa é da prefeitura de Senador Canedo, por meio da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Inicialmente quatro instituições de ensino da cidade vão participar com simulações e orientações práticas, sendo que o trabalho será estendido a toda rede de ensino. 


Nos meses de outubro e novembro, quatro instituições de ensino terão atividades práticas realizadas pela Defesa Civil Municipal. Adriano Barcelos, coordenador do órgão explica a importância do projeto na segurança dos estudantes e servidores. “Serão repassadas de forma muito didática informações precisas do que fazer em caso de uma ocorrência, desde a mais simples a grandes incidentes, explicar como fazer sair da escola nestas ocasiões de forma segura, sem riscos de mais acidentes, como pisoteamentos”, disse.


“É uma parceria de extrema relevância onde nosso alunos irão conhecer e poder entender a importância da defesa civil no nosso município”, pontua o Secretário de Educação e Cultura, professor Victor Pellozo.


Os simulados iniciais vão envolver cerca de 2.540 crianças e adolescentes, além dos servidores da Escola Municipal Maria Faleiro de Araújo, Centro Municipal de Educação Infantil Millena de Paula Sousa, Escola Municipal Deoclides Alves dos Santos e Escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda. Todas as regiões da cidade serão atendidas, e a população próxima a estes locais serão avisadas com antecedência para evitar pânico durante os exercícios práticos. 


O trabalho será extensivo, inclui didática próxima a realidade local, materiais impressos, palestras e até um mascote do projeto, qual os menores irão escolher o nome fará parte do cotidiano nas escolas. 


Pluviomêtros e projetos educacionais


Durante o lançamento do Projeto Defesa Civil na Escola, também será apresentado a estrutura dos primeiros pluviômetros de Senador Canedo. São equipamentos que serão utilizados para catalogação de dados oficiais sobre chuvas na cidade, além do uso em ações pedagógicas com estudantes.


A instalação do pluviômetro é uma parceria entre a Prefeitura e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás – CIMEHGO, a estrutura mede o índice de precipitação de chuvas. O primeiro foi instalado na Escola Abdon de Carvalho, no Residencial Laranjeiras.


O trabalho será feito pela Defesa Civil, em conjunto com a gestão da escola e coordenação, envolvendo professores de diferentes abordagens curriculares. Os dados obtidos serão catalogados no CIMEHGO como oficiais das precipitações de chuvas em Senador Canedo, contribuindo para a elaboração de planos de prevenção de desastres, fazendo que a cidade faça parte do rol de municípios que têm índices oficiais de precipitações de chuvas.


“Anteriormente todas as informações, como volume de chuvas da cidade, eram feitas com base em dados de Goiânia e Aparecida de Goiânia, com o pluviômetro, teremos informações exclusivas”, afirma Adriano Barcelos, coordenador da Defesa Civil.


O equipamento permite ter o índice de precipitação volumétrica, com registros diários. Que possibilita análises, estimativas, e principalmente alertar a população de riscos de inundações, de forma antecipada, evitando tragédias.


Texto por Marcela Aires e Maxia Lidyan


Senador Canedo lança programa: Defesa Civil nas Escolas | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG