About Me



header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Primeiro pluviômetro de Senador Canedo é instalado em escola municipal

O equipamento será utilizado para catalogação de dados oficiais sobre chuvas na cidade e no Estado e com ações pedagógicas com estudantes.




A instalação do pluviômetro é uma parceria entre a Prefeitura e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás - CIMEHGO, a estrutura mede o índice de precipitação de chuvas. O primeiro foi instalado na Escola Abdon de Carvalho, no Residencial Laranjeiras. 


O trabalho será feito pela Defesa Civil, em conjunto com a gestão da escola e coordenação, envolvendo professores de diferentes abordagens curriculares. É o que explica o professor de geografia Eder Chaves Floriano. “É uma ação que traz um aspecto técnico e oficial, algo que trará grande conscientização para os estudantes, que vai interferir diretamente na vida deles, mostrando na prática os problemas ambientais”, disse.


O pluviômetro será usado em diferentes ações, conforme planejamento pedagógico de cada professor. A coleta no equipamento é feita diariamente, e os dados podem ser contextualizados em diferentes conteúdos, na área da Matemática, Geografia, Língua Portuguesa. 


“Será possível trabalhar com os alunos assuntos como impermeabilização do solo, inundações, cálculo, produção e interpretação de dados”, destaca o professor Eder Chaves citando que, inicialmente, crianças de 11 a 15 anos serão envolvidos, e depois será levado para demais fases, como a Educação de Jovens e Adultos. 


Dados Oficiais


Os dados obtidos serão catalogados no CIMEHGO como oficiais das precipitações de chuvas em Senador Canedo, contribuindo para a elaboração de planos de prevenção de desastres, fazendo que a cidade faça parte do rol de municípios que têm índices oficiais de precipitações de chuvas.


“Anteriormente todas as informações, como volume de chuvas da cidade, eram feitas com base em dados de Goiânia e Aparecida de Goiânia, com o pluviômetro, teremos informações exclusivas”, afirma Adriano Barcelos, coordenador da Defesa Civil.


O equipamento permite ter o índice de precipitação volumétrica, com registros diários. Que possibilita análises, estimativas, e principalmente alertar a população de riscos de inundações, de forma antecipada, evitando tragédias.





Texto por Marcela Aires

Fotos por Vitória Carvalho



Primeiro pluviômetro de Senador Canedo é instalado em escola municipal | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG