About Me



header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Prefeitura de Senador Canedo disponibiliza questionário para moradores participarem da construção do Plano de Mobilidade Urbana

O objetivo da pesquisa é identificar pontos importantes da mobilidade urbana do município, traçar ações e diretrizes sobre os tipos de deslocamentos, para que se adote medidas fundamentais para o trânsito da cidade.




A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), em acordo com o convênio firmado com o Instituto Federal de Goiás (IFG), acaba de disponibilizar à população canedense a pesquisa (questionário) de origem e destino, fase fundamental dos estudos de execução do primeiro Plano de Mobilidade Urbana da cidade (PlanMob). 


O questionário tem a finalidade de identificar pontos importantes da mobilidade urbana do município, traçar ações e diretrizes sobre os tipos de deslocamentos dos cidadãos e orientar o desenvolvimento do transporte nas áreas urbanas e seus arredores, para que se adotem medidas fundamentais para o trânsito da cidade. 


Nesta pesquisa, são feitas perguntas básicas como qual setor que mora, idade, escolaridade, os tipos e motivos dos deslocamentos ao longo do dia, as suas prioridades quanto á mobilidade, a exemplo de: melhoria da infraestrutura viária, acessibilidade, qualificação das ciclovias e ciclofaixas, transporte público, entre outros. 


“A pesquisa é fundamental para entender os movimentos urbanos e a forma que a pessoa se transporta. A partir desse conhecimento, temos condições de planejar a estrutura do sistema viário, o fornecimento de transporte público, o dimensionamento dos passeios e a distribuição do sistema cicloviário, além da projeção de rotas de veículos de carga e espaço para carga e descarga. Por isso é muito importante que a população faça parte desse estudo respondendo o questionário “, ressalta o superintendente da SMT, Arisberto Pereira. 


Ele ainda afirma que a pesquisa irá permitir, entre tantas possibilidades, a de se realizar um planejamento mais aprimorado por parte dos pesquisadores do IFG com mapas e outros estudos os quais, juntos, farão o norteamento para os próximos 10 anos de trabalho e gestão a partir do PlanMob. 


Como explica a coordenadora do plano e professora do IFG, Luciana Araújo, a Pesquisa Origem-Destino, também conhecida como “OD”, consiste em um instrumento que auxilia o planejamento da mobilidade urbana.  ”A partir da aplicação da pesquisa Origem-Destino em Senador Canedo, espera-se obter a Matriz Origem-Destino com dados sobre a forma de deslocamento da população, o número de pessoas que saem de um determinado bairro para qualquer lugar da cidade e, até mesmo, da região metropolitana de Goiânia, os motivos das viagens (trabalho, estudo, lazer, entre outros), os horários de saída e de chegada e os modos de transporte utilizados em cada viagem”, pontua. 


Ela ainda ressalta que todas essas informações contribuem na definição de linhas e necessidade do aumento da frota de ônibus, ampliação das ciclovias, planejamento da circulação de caminhões de cargas e veículos na cidade, entre outras soluções que influenciam na organização dos deslocamentos do município.


“A pesquisa é muito rápida e pontual, leva em torno de 3 a 5 minutos do seu tempo. Isso levará a uma simulação em programas específicos para o desenvolvimento de melhorias, propostas, alternativas e soluções para os próximos 10 anos”, conclui. 


Ao todo, os estudos executórios do PlanMob estão divididos em 7 etapas no total. Atualmente, o estudo se encontra na 4º etapa, que é o levantamento de dados através das pesquisas.


O questionário pode ser respondido por meio de QRCode disponibilizado nas redes sociais da prefeitura ou através do link abaixo:

https://forms.office.com/r/BW12Mb7iKy


Texto por Rafael Rocha

Foto por Vitória Carvalho



Prefeitura de Senador Canedo disponibiliza questionário para moradores participarem da construção do Plano de Mobilidade Urbana | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG