About Me

header ads


About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Senador Canedo promove palestra sobre Compliance e Ética

Evento foi direcionado aos servidores públicos e foi ministrado pelo Controlador-Geral do Estado, Henrique Ziller.




A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM) realizou uma palestra sobre o compliance público e ética no serviço público. O evento foi direcionado aos servidores do município e teve como palestrante convidado o Controlador-Geral do Estado, Henrique Ziller.


Ziller iniciou sua palestra afirmando que a CGM, responsável pela coordenação do Programa de Compliance Público (PCP), está realizando os desafios de conformidade que as organizações públicas precisam priorizar, incluindo proteção de dados, verificação de identidade, proteção para os vulneráveis, conflito de leis e governança.


Uma das razões da importância do Compliance Público, de acordo com Ziller, é que ao responder a esses desafios de conformidade, as organizações públicas precisam considerar uma combinação de mecanismos tradicionais (como treinamento e auditoria interna), bem como soluções tecnológicas e automatizadas.


“Não se pode negar que o compliance no setor público é importante e é uma área que a organização do setor público deve prestar muita atenção ao longo do ano. Como uma organização que, em última análise, está sob a autoridade do governo de um país e de seus cidadãos, ela deve cumprir os requisitos de conformidade para fins de transparência e boa governança”, disse Ziller.


Segundo o Controlador-Geral, outro fator que é fundamental no PCP é a gestão de riscos, que mostra as estratégias mais eficazes e econômicas para o setor público. “A gestão de risco é um elemento chave da governança corporativa nas organizações do setor público, em termos de suas estruturas, processos, valores corporativos, cultura e comportamento. É uma pedra angular da arquitetura de uma organização para o sucesso estratégico e operacional e precisa se encaixar bem como um processo de gestão dentro da estrutura de governança.”


Ziller também falou sobre a participação dos servidores. Ele frisou que o modelo de PCP a ser implantado no município busca o trabalho e colaboração dos servidores, com o objetivo de fazê-los se sentirem parte de todo o processo de elaboração do programa.


Morghana Castilho dos Santos, Controladora Geral do Município, destacou o trabalho realizado pela pasta. “A CGM segue trabalhando para aperfeiçoar a conduta e a execução dos trabalhos dentro da Administração Pública, visando a capacitação dos servidores por meio da adesão ao Programa de Compliance Público Municipal, e assim, atingirmos as metas na entrega aos cidadãos priorizando a ética, a transparência e a eficiência do serviço público.”


Com a palavra, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, agradeceu o Controlador-Geral e toda a equipe da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) por trabalharem ativamente no exercício da ética no serviço público. Além disso, o prefeito destacou a importância da ética no serviço público. “Prestação de contas, transparência e tomada de decisões éticas são esperadas do setor público em todos os momentos. Com o PCP vamos promover uma cultura de comportamento legal e ético.”




Texto por Rafael Miranda

Fotos por Xande Manso


Senador Canedo promove palestra sobre Compliance e Ética | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG