About Me



About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Senador Canedo desenvolve programas que auxiliam no combate à violência contra a mulher

Campanha Agosto lilás reforça o combate à violência contra a mulher. Criada depois da sanção da Lei Maria da Penha, lei federal nº 11.340/2006, a ação visa a conscientização da importância em mobilizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.



A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), que, pela gerência de atenção à mulher, vem desenvolvendo programas de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas vítimas de violência doméstica e familiar.


Desde o ano de 2021, a secretaria desenvolve ações, programas e projetos que dão suporte tanto para o encorajamento da denúncia quanto para o pós denúncia.


Um dos programas realizados todos os meses é o 25 laranja, a data escolhida para a prevenção e combate a violência contra mulher. O programa criado pelo governo do Estado e executado pelos municípios foi aderido por Senador Canedo que todos os meses realiza ações em locais diversos como escolas, unidades de saúde e órgãos públicos em geral. A campanha engloba a distribuição de material informativo e orientação para os servidores, além de palestras e blitz nos semáforos da cidade.


“Estamos trabalhando para que a cada dia mais mulheres possam se sentir encorajadas a denunciar. Ainda existe muita resistência e talvez por isso encontramos dificuldade, mas acreditamos que a partir do momento em que essa rede de proteção ganhe fortalecimento, mais mulheres e meninas se sentirão seguras e amparadas“, explicou Val de Sá, gerente de atenção à mulher


Já os programas cidadania veste bem é uma iniciativa da própria secretaria que consiste em auxiliar mulheres e seus dependentes com roupas, em caso de sair de casa apenas com a roupa do corpo.


“Pensamos em dá dignidade para essas mães que muitas vezes saem apressadas e não conseguem sequer pegar uma muda de roupa para ela e as crianças. Criamos um espaço com estrutura de lojinha mesmo, roupas novas e usadas, todas embaladas e organizada em prateleiras, essa mulher chega e escolhe o que agrada”, concluiu Val.


No prédio da Diretoria de Políticas Afirmativas abrigamos também o programa Maria, João sem violência, uma parceria entre poder público e ONG que atende homens com histórico de violência doméstica e que desejam mudar esse comportamento.


Além de encorajar mulheres, a gerencia de atenção à mulher tem como finalidade incentivar essas mulheres a se qualificarem por meio de cursos profissionalizantes e encaminhadas ao mercado de trabalho ou incentivá-las ao empreendedorismo.


Texto por Clarah Menezes

Fotos por Xande Manso


Senador Canedo desenvolve programas que auxiliam no combate à violência contra a mulher | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG