About Me

header ads


About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Senador Canedo começa a implantar horário estendido em Unidades Básicas de Saúde

Com a chegada do novo programa, equipes de saúde da família passam a realizar o atendimento das 7h às 19h.




O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Em Senador Canedo, a primeira unidade básica que vai receber a proposta é a São Sebastião, pois o local tem uma intensa procura da população e conta com três equipes completas.


O projeto viabiliza o custeio aos municípios para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território nacional. O objetivo principal do programa é oferecer ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, como horários noturnos e de almoço.


O plano é ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal nos municípios e Distrito Federal. E além disso, colocar em prática o Plano de Contingência para as emergências, proposta pela Secretaria Municipal de Saúde com a finalidade de diminuir o fluxo de atendimento que chegam às unidades de Pronto Atendimento.


A superintendente de Atenção Primária, Mariley Gomes, relata que as equipes se organizaram para atender a população, de forma que os profissionais possam realizar os serviços. “Nós estamos preparados para prestar o auxílio que a população merece. Vamos continuar trabalhando com: curativos, vacinação, consultas médicas,  coleta de preventivo, entre outros, assim a população terá mais acesso aos serviços de saúde”, relata a superintendente.


Segundo o IBGE, em Senador Canedo grande parte da população é ativa e trabalha para sustentar a casa, em comparação com os outros municípios do estado, ocupa a posição 29 de 246 na proporção de pessoas ocupadas. Para Renata Martins, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a ação vai ajudar muito o cidadão, pois com a correria do dia a dia, há uma falta de tempo para os cuidados com a saúde. 


“Eu sou mãe solteira, tenho dois filhos, tenho que trabalhar para pôr comida na mesa, trabalho de segunda a segunda fazendo faxina, eu não tenho tempo para levar meus filhos para vacinar e fazer as coisas que precisam. Agora, com essa extensão, pelo menos eu vou conseguir atualizar o cartão de vacina dos meus filhos depois das 17h, afirma Renata.


A SMS tem trabalhado para levar serviços de qualidade à população canedense. A secretária de Saúde, Ludmyla Maranha, reafirma o compromisso com o cidadão e com as melhorias que a cidade merece. ”Esse horário estendido tem o objetivo de atender a população em horários que eles têm mais tempo para cuidar da saúde. Estamos trabalhando para implantar esse horário estendido em todas as unidades possíveis, vamos trazer outros projetos para promover bem-estar aos moradores de Senador Canedo”, relata Ludmyla.


O programa já está em andamento na UBS São Sebastião, o cidadão pode se dirigir a unidade das 7h às 19h, para consultar e realizar os serviços citados. É necessário ter em mãos o cartão do SUS e documento de identificação.



Texto por Carlos Willton 

Fotos por Xande Manso

 


Senador Canedo começa a implantar horário estendido em Unidades Básicas de Saúde | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG