About Me

header ads


About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Prefeitura de Senador Canedo inicia Reuniões Comunitária para ouvir a população sobre o Novo Plano Diretor

A intenção é reunir o máximo de sugestões da comunidade para que o Plano Diretor realmente atenda às necessidades das pessoas.




A população de Senador Canedo pode participar e opinar sobre as propostas para o Novo Plano Diretor Democrático do Município, o PDD. A prefeitura iniciou, na última sexta-feira (26), as Reuniões Comunitárias onde uma equipe técnica se reúne com moradores dos bairros para colher as sugestões que serão incluídas no Novo PDD. A primeira Reunião aconteceu na Região da Vila Galvão, e os moradores do setor e dos bairros vizinhos compareceram e participaram com reivindicações e opiniões para o projeto. Já nesta segunda-feira (29), aconteceu a segunda reunião, desta vez na Região do Jardim das Oliveiras e Vila Matinha.


Para o secretário municipal de Planejamento, Rafael Gonzaga, esse é um dos momentos mais importantes de todo o processo de revisão do Plano Diretor. Segundo explicou, o principal motivo da prefeitura precisar revisar o PDD antes do prazo máximo estipulado em Lei é justamente a falta de participação popular no projeto aprovado pela gestão anterior.


“Quando assumimos a prefeitura nos deparamos com esse entrave em relação ao Plano Diretor aprovado em 2020, onde Ministério Público apontou que haviam divergências em relação à legislação e que feria o princípio da participação popular. A alegação é que os moradores de Senador Canedo não tiveram a oportunidade de opinar sobre a construção daquele Plano. Por esse motivo, estamos priorizando a participação das pessoas durante todo o processo de elaboração do Novo PDD. Além dessas Reuniões Comunitárias, ainda é possível opinar através de um questionário disponibilizado no site oficial da prefeitura”, explicou Rafael.


De acordo com o coordenador do PDD, Marcos Vinícius, a primeira reunião atingiu todas as expectativas da equipe técnica. “A população compareceu e, mais do que isso, participaram ativamente colaborando com sugestões acerca de temas como saúde, lazer, transporte público, meio ambiente, saneamento, dentre outros”, contou.


Marcos lembrou que todas as sugestões da população serão avaliadas pela equipe técnica do Plano Diretor, e poderão fazer parte do projeto final. Ele também destacou que muitas sugestões não se enquadram no PDD, mas são pertinentes à atuação da gestão municipal. Nesse caso elas serão encaminhadas para as Pastas responsáveis. “Todas as sugestões serão levadas em consideração, tanto pela equipe técnica da prefeitura quanto pelos técnicos do ITCO. Cada reunião terá sua respectiva Ata, na qual constará as sugestões dos moradores. Algumas dessas sugestões são reivindicações em relação à gestão municipal e, nesse caso, a Coordenação do PDD encaminhará para os órgãos competentes para dar ciência à demanda. Mas todas as sugestões efetivamente serão consideradas na elaboração do PDD”, explicou.


Presente na reunião de sexta-feira na Vila Galvão, o vereador Edney Domingues destacou a importância de ouvir a população e reforçou o empenho da Câmara de Vereadores de Senador Canedo em relação a esse projeto. “Tivemos uma reunião muito positiva, com a participação de muitos moradores. Todos tiveram a oportunidade de deixar suas sugestões, colocar suas ideias e fazer suas cobranças para a melhoria da nossa Região. Ouvimos atentamente os questionamentos. A Câmara já está preparada para analisar esse projeto, visto que é muito importante para o município”, contou.


A Coordenação do Plano Diretor explicou que seguirão o mesmo padrão nas reuniões, com amplo espaço para a população participar e com a presença de técnicos da prefeitura e da empresa que presta consultoria, tirando dúvidas e tomando nota das sugestões.


O presidente do ITCO, Selomar Breda, tem acompanhado todo o trabalho de perto, juntamente com sua equipe técnica. Ele explicou que os profissionais do Instituto já estão analisando as propostas apresentadas na primeira reunião e já estão prontos para os demais encontros. “A importância da realização dessas Reuniões é que a população entende melhor a necessidade de dar sugestões e ajudar na construção do Plano Diretor. Como ela está ali, naquele local, juntamente com nossa equipe técnica e com servidores da prefeitura para tirar dúvidas e dar clareza a esse processo, elas acabam se sentindo mais à vontade para se expressarem. E nosso time faz a análise de tudo que é sugerido. É assim que se faz um Plano Diretor Democrático”, finalizou.





Fotos: DICOM 

Texto por Leandro Arantes


Prefeitura de Senador Canedo inicia Reuniões Comunitária para ouvir a população sobre o Novo Plano Diretor | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG