About Me



About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Senador Canedo ganha ambulatório para o processo de afirmação de gênero



Nesta sexta-feira (29/07), às 9h, em Senador Canedo, será inaugurado o Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero (Arpagesc). O serviço vai integrar a Rede de Cuidado do Processo Transexualizador de Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). 


A implantação do Arpagesc baseou-se nas necessidades regionais e nas diretrizes da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (CIB-GO) nº 128, de dezembro de 2020, e como proposta de gestão da SES-GO no Plano Estadual de Saúde para o quadriênio  (PES 2020/2023), em formato de cofinanciamento com recursos estadual e municipal. 


Trata-se do segundo ambulatório implantado no Estado – o primeiro foi em Itumbiara, em 2018 –, e já existe pactuação em CIB para adesão e estruturação para abertura de mais dois serviços, em Uruaçu e Formosa.


O Arpagesc está alinhado às diretrizes do Serviço Especializado do Processo Transexualizador – Ambulatório TX,  oferecido pelo Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), serviço de referência no processo de transição de gênero em Goiás. 


O novo ambulatório em Senador Canedo vai atender usuários residentes de 25 municípios da Regional Centro-Sul do Estado, com atendimento por uma equipe multiprofissional, com clínico geral/endocrinologista, assistente social, psicólogo e enfermeiro.


Atendimento especializado

O objetivo do programa é promover a inclusão das pessoas travestis e transgêneros no atendimento para transição de gênero conforme diretrizes do SUS. Para ter acesso ao serviço do Arpagesc, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro/cidade e realizar a consulta com o clínico geral. 


Depois desse primeiro atendimento, o/a paciente será encaminhado/a, via regulação Regional Centro-Sul de Saúde de Goiás da SES-GO, para o Arpagesc. Com isso, é iniciado o acompanhamento pessoal e, após cerca de dois anos, pode ser encaminhado para procedimentos cirúrgicos no HGG, caso a pessoa deseje e haja indicação pela equipe multidisciplinar do ambulatório.


O programa oferece serviços especializados nas modalidades ambulatorial e hospitalar. Também promoveu capacitação de mais de 3 mil profissionais de saúde nos últimos 4 anos para o atendimento do público LGTBI+, com ênfase no acolhimento humanizado, além de apoio técnico aos 246 municípios goianos.


Horários

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h



SERVIÇO

Assunto Inauguração do Ambulatório Regionalizado do Processo de Afirmação de Gênero (Arpagesc) de Senador Canedo 

Quando: Sexta-feira (29/07), às 9 horas.

Onde: Unidade Básica de Saúde Santa Rosa – Rua Doze de Outubro, Vila Santa Rosa, Senador Canedo 


Por: Benicio Silva


Senador Canedo ganha ambulatório para o processo de afirmação de gênero | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG