About Me



About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Prefeitura de Senador Canedo elabora primeiro Plano de Mobilidade Urbana

O plano visa estudar cada forma de deslocamento e irá propor soluções para cada uma dessas formas.



A Prefeitura de Senador Canedo pela primeira vez, desde a sua emancipação, realizará um plano de mobilidade urbana, que tem a importância de estudar cada forma de deslocamento pela cidade e propor soluções para cada uma delas: seja a pé, de bicicleta, de ônibus, de motocicleta, os com mobilidade reduzida e também os veículos de carga, que transportam os produtos necessários ao abastecimento das cidades, que objetiva a qualidade da circulação de todos.


O Plano de Mobilidade Urbana de Senador CanedoPlanMob Senador Canedo – é um plano que está sendo elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), em parceria, através de um convênio assinado, com o Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia, que conduzirá todas as etapas de trabalho as quais já estão em desenvolvimento, e com a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE). 


O município de Senador Canedo cresceu nos últimos anos exponencialmente, e é um dos que mais cresce no estado de Goiás. Até 2021, segundo o IBGE, são 121 mil habitantes. Sua extensão territorial é de 247,005 km2.  Com isso, viu-se a necessidade de criar um plano que atendesse todos os modais a fim de trazer soluções para um deslocamento seguro e um trânsito melhor ordenado. De modo que, com o convênio, ficou estabelecido a execução de quatro notas técnicas. 


A primeira nota técnica referiu-se ao plano de trabalho para a execução do PlanMob. Ela foi apresentada na 1º Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Senador Canedo, que contou com a participação da população. Já a segunda nota técnica contém a base de dados secundária (estatísticos, bibliográficos e cartográficos), em que fez-se um levantamento com informações socioeconômicas e de mobilidade, que subsidiarão a formulação de cenários futuros. Para apresentar esses dados, foi realizada no último dia 30 de junho, no Cine Teatro da Praça Ceu, Praça Criativa do Jardim das Oliveiras, a 2º Audiência Pública, que teve a participação da população, de servidores das outras secretarias e da Associação dos Deficientes de Senador Canedo (Adesc). Ao longo dos trabalhos, ainda serão realizadas mais duas audiências, nesse sentido, a participação da população, ouvindo suas demandas, é de suma importância para consubstanciar os estudos.  


De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Arisberto Pereira, o PlanMob é imprescindível para o município, pois cria uma configuração que trará um organização viária trazendo efeitos positivos para o deslocamentos urbanos. ”É uma forma inteligente de gerenciar todo o tráfego urbano, desde o pedestre aos veículos de carga, portanto, trata-se de um instrumento de gestão para que a cidade consiga tomar as decisões corretas e alcançar os melhores resultados para a população”, afirma. 


Sabe-se que os deslocamentos humanos intercorrem em detrimento das necessidades das pessoas. Eles estão associados a um motivo: trabalho, educação, saúde, e, para isso, utilizam-se os vários meios de transportes. O meio de deslocamento está relacionado diretamente com as características das pessoas e dos seus núcleos familiares, ou seja, quanto maior a renda, maior a quantidade que essa pessoa se deslocará (mobilidade), pois maior será a quantidade de destinos procurados. 


Para a Coordenadora do Projeto e professora do IFG, Luciana Araújo Azêvedo, com a elaboração do PlanMob, ele vai trazer soluções a longo prazo para a cidade, afetará diretamente a economia, o desenvolvimento sustentável e ambiental, mais equidade social, o que proporcionará que os deslocamentos se darão com mais segurança, conforto de forma mais democrática. “A cidade, com o plano, irá crescer de forma organizada, principalmente em relação aos seus deslocamentos, irá reduzir as desigualdades e vai promover uma maior inclusão social. O plano só tende a aprimorar a mobilidade urbana de Senador Canedo. E um dos princípios do PlanMob é dar prioridade aos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual, bem como dos não motorizados sobre os motorizados, prática que vem sendo adotada nas mais diversas cidades desenvolvidas ou em desenvolvimento no mundo todo”, destaca. 


Caminha com dignidade é um direito, nota-se que Senador Canedo está passando por um processo acelerado, que precisa ser potencializado e voltado para que os moradores tenham qualidade de vida.


Arisberto reafirma, ainda, que é preciso discutir nossas formas de deslocamento. ”A participação da população tem um papel fundamental, exija seus direitos, venha discutir com a gente, Senador Canedo nunca antes na sua história elaborou um plano dessa estrutura, com profissionais técnicos por trás da sua execução”, conclui. 


O PlanMob está sendo elaborado paralelamente com a revisão do plano diretor, embora sejam planos distintos, eles, em alguns pontos, se interconectam no que concerne as diretrizes da mobilidade urbana. Conquanto o Plano de Mobilidade Urbana deriva do executivo municipal, é o legislativo quem irá apreciar a matéria e colocá-la em votação ao final dos trabalhos, previsto em 10 meses.



Texto por Rafael Rocha

Fotos por Pedro Santos e Rafael Rocha


Prefeitura de Senador Canedo elabora primeiro Plano de Mobilidade Urbana | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG