About Me



About Me 2

header ads


   Compartilhar    Contador-img1  

Crianças e adolescentes da Guarda Mirim de Senador Canedo fazem trilha ambiental no Parque Areião em Goiânia

A finalidade do passeio foi proporcionar ensino e formação completa, desenvolvendo aspectos no aprendizado dos alunos.




A Prefeitura de Senador Canedo, por, meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal conjuntamente com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promovem em julho a colônia de férias da Guarda Mirim. A ação começou com um passeio ambiental no Parque Areião, em Goiânia, e contou com a  presença de 44 alunos. Para a realização do 1º passeio ecológico, as secretarias tiveram o apoio da Conseg`s – Conselho Comunitário de Segurança. 


Foi esquematizado um programação recheada de atividades, inicialmente com um café da manhã especial no Comando da Guarda Civil Municipal, onde receberam algumas instruções das atividades do passeio.


Ao chegar no parque, nossas crianças e adolescentes junto com a equipe de apoio foram recepcionados pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), bem como a Guarda Civil Municipal (GCM), ambas de Goiânia. Essa realizou uma apresentação de teatro do Projeto “Anjos da Guarda” após o passeio da trilha ambiental.  Já a Amma, com os seus técnicos ambientais, guiaram todo o passeio pelas trilhas no parque, mostrando todo universo da biodiversidade que ali se encontra, em uma aula de educação ambiental e muita consciência sobre ecologia e natureza. 


Para o coordenador do programa, José Carlos Costa Marques, a colônia de férias foi pensada exclusivamente para atender as crianças e adolescentes, com atividades que se interconectam com a grade curricular do programa. ”Não poderia ter sido melhor, eles tiveram uma verdadeira aula prática de educação ambiental, pois essa é uma das disciplinas que faz parte do cronograma de ensino.”, ressalta. 


Uma das atividades que mais os encantaram foi a apresentação de teatro, ”Eles ficaram maravilhados com a apresentação do nosso sempre parceiro GCM Goiânia, com o projeto Anjos da Guarda. Eles também tem o programa da guarda mirim já algum tempo e tem se destacado formando a cada ano crianças e adolescentes que saem de lá com consciência de civilidade, sociais, culturais entre outros“, conclui. 


O principal objetivo desse passeio é promover a educação ambiental, o lazer e a socialização, tendo contato direto com a natureza de uma lugar tão preservado como é o parque Areião.  Segundo o coordenador geral dos Conseg´s de Senador Canedo e um dos organizadores da atividade, Pablo Ancelmo. ”O dia de hoje para a guarda mirim de Senador Canedo ficará marcado na lembrança deles. Pode-se notar o brilho no olhar de cada um ao ter contato com aquela natureza tão preservada, conhecendo os tipos de plantas, as curiosidades por trás delas e também ao ver os macacos que ali faziam de nós a sua plateia.”, observa. Por fim, finalizaram o passeio com um almoço no Centro de Convivência Flor do Ipê oferecido pela Semasc. 


A finalidade desse passeio é tirá-los do ambiente de sala de aula e colocá-los em contato com a natureza, o que proporciona ensino e formação completa, desenvolvendo aspectos na sua formação. 


Programa


O programa Guarda Mirim tem 55 alunos matriculados com idade entre 8 e 14 anos. O programa é destinado a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino e integram as famílias cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). 


A iniciativa tem a finalidade de disponibilizar um formação de cunho social. Os pilares das disciplinas dentro do cronograma de ensino que eles tem são meio ambiente, cidadania, trânsito e civismo.





Texto por Rafael Rocha


Crianças e adolescentes da Guarda Mirim de Senador Canedo fazem trilha ambiental no Parque Areião em Goiânia | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG