About Me

header ads


About Me 2

header ads

   Compartilhar    Contador-img1  

Senador Canedo inicia remapeamento e atualização cadastral das famílias no Sistema Único de Saúde

A ação que começa nesta quinta-feira (09), tem o objetivo de atualizar os dados da população residente na cidade.




O último censo para o mapeamento social foi realizado em 2012, desde então a cidade já cresceu muito e a realização de estudos como este são importantes para que ações direcionadas possam ser desenvolvidas de forma assertiva. O remapeamento vai ser feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em toda a cidade de Senador Canedo.


Os ACSs são profissionais que acompanham diariamente os cidadãos e ajudam a promover a saúde das pessoas. Suas ações são realizadas com base em estratégias de educação popular, feitas em domicílios ou comunidades, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). 


Para a superintendente da Atenção Básica e coordenadora dos profissionais, Mariley Gomes, o trabalho desempenhado pelos agentes são de extrema importância para o desenvolvimento da saúde na cidade, pois os técnicos são a ponte entre a gestão e a população, eles acompanham de perto às necessidades e ajudam a efetivar ações que impactam positivamente no cotidiano dos moradores. 


As visitas dos técnicos são realizadas periodicamente e para a população essa proximidade com os profissionais ajudam no acesso rápido aos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Como no caso da moradora Edilene Silva, moradora do bairro Residencial Pedro Miranda, a agente que realiza o atendimento na residência ajudou a levar serviços aos familiares que estão acamados. Além disso, efetua o acompanhamento contínuo da família.


Esse mapeamento, além de atualizar os dados populacionais, também vai ser realizado para que a SMS possa chamar os aprovados no último concurso, finalizado em 2019. A Secretária Municipal de Saúde, Ludmyla Maranha, afirma que essa chamada vai ser gradativa, por este motivo é necessário o estudo populacional para verificar os pontos onde há uma maior necessidade de profissionais. “O objetivo maior de todo esse estudo, é para que seja implantada ações personalizadas de acordo com a necessidade de cada região do município, entretanto, ele também vai servir como base para que a secretaria comece a chamar os agentes concursados, de forma que atenda a carência das áreas apontadas na pesquisa”, pontua.


O trabalho das equipes é fundamental, pois elas ajudam a identificar as necessidades de saúde da população, com o remapeamento é  possível realizar o reconhecimento de território, identificação do perfil demográfico, socioeconômico e ambiental. A ação possibilita o monitoramento do processo de trabalho, permitindo desenvolvimento de ações a serem desenvolvidas pela equipe, afirma Fabiana Neves, Agente Comunitária de Saúde.


Texto por Carlos Willton 

Fotografia por Vitória Carvalho


Fonte: DICOM


Senador Canedo inicia remapeamento e atualização cadastral das famílias no Sistema Único de Saúde | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG