About Me

header ads


About Me 2

header ads

   Compartilhar    Contador-img1  

Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) é referência nacional no tratamento de hemangiomas

Mais de 5 mil pacientes já passaram pelo atendimento especializado e de alto custo de doenças vasculares, hoje sediado no Hecad, inaugurado em fevereiro deste ano pelo Governo de Goiás.


Hecad oferece tratamento de ponta para hemangiomas e doenças vasculares pelo SUS 


O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) é reconhecido nacionalmente pelos atendimentos e tratamentos de hemangiomas e linfohemangiomas por meio do Serviço de Más Formações Vasculares da Criança (Sismav), coordenado pelo cirurgião pediátrico, Zacharias Calil, e mais dois médicos das áreas de cirurgia vascular e plástica. Mais de cinco mil pacientes já passaram pelo serviço, hoje sediado no Hecad. 


O hemangioma é um tumor benigno formado pelo acúmulo anormal de vasos sanguíneos, que pode surgir em diversos locais do corpo, levando ao aparecimento de uma área inchada e com uma mancha avermelhada ou arroxeada. A patologia acomete crianças prematuras e cinco vezes mais as pessoas do sexo feminino.


Diretora-geral do Hecad, a médica Mônica Ribeiro Costa, reconhece o trabalho realizado pela equipe do Sismav. “É muito bom sabermos que estamos impactando positivamente a vida de tantas pessoas. O Dr. Zacharias Calil é referência mundial nesse tipo de atendimento e compõe o corpo clínico do nosso hospital, que é extremamente preparado. Além disso, nosso objetivo também é sensibilizar a sociedade para este tipo de patologia, combatendo o preconceito e devolvendo a autoestima de crianças e jovens”, pontua ela.


De acordo com Calil, a equipe é especializada nos procedimentos dos hemangiomas e linfohemangiomas. “Desenvolvemos a patente de um medicamento para os linfohemangiomas e temos tratado os pacientes com quase 100% de cura sem intervenção cirúrgica. É uma assistência de ponta para estes casos, disponível de forma gratuita e acessível para a população. 


Laserterapia

Somente nos últimos quatros meses, mais de 50 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram beneficiados pelo tratamento de Laserterapia oferecido no Hecad. A terapia é considerada de alto custo devido à precisão do equipamento Etherea. Cada sessão dura em média uma hora. Na rede particular, uma única sessão de laser chega a custar R$ 8,5 mil. “Recebemos pedidos de atendimentos de todo país. O Hecad é o único hospital no Brasil que tem esse equipamento para o tratamento das doenças vasculares em crianças”, destaca Zacharias. 


Ana Paula Lima Andrade, 28 anos, moradora da cidade de Mossâmedes, mãe da paciente Heloísa Vitória Lima Silva de 3 anos, falou da relevância do tratamento. “Sou muito grata ao Hecad e ao doutor Zacharias Calil. Jamais teria condições financeiras de pagar pelas sessões de laser. Desde os oito meses, a minha filha é acompanhada para o tratamento do hemangioma que ela tem na região da boca. A lesão já diminuiu bastante e isso impactou em uma melhor qualidade de vida para todos nós, pois a região da face é a identidade do ser humano”, agradeceu Ana Paula. 


O Hecad

Inaugurado em fevereiro deste ano pelo governador Ronaldo Caiado, o Hecad é um centro especializado em pediatria com 124 leitos e referência para vários tratamentos especializados. Localizado no Parque Acalanto em Goiânia-GO, o Pronto-Socorro funciona ininterruptamente durante 24 horas em todos os dias da semana. O Hecad conta ainda com 12 consultórios de especialidades como cardiologia, pneumologia, alergia/imunologia, neurologia, endocrinologia, cirurgia pediátrica, gastroenterologia e outros. 


Fotos: LeoIran

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde/Governo de Goiás


Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) é referência nacional no tratamento de hemangiomas | Jornal Online Nossa Voz

Senador Canedo

Fonte

 

fixImgOG fixImgOG fixImgOG