About Me

header ads


About Me 2

header ads

   Compartilhar    Contador-img1  

Goiás terá novo Mapa do Turismo em 2022

Goiás Turismo mobiliza municípios goianos para adesão ao novo Mapa do Turismo Brasileiro. A partir do dia 3 de janeiro de 2022, gestores municipais já poderão apresentar documentação. Todos os interessados devem seguir uma série de critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo. Nova configuração será divulgada em 31 de março



O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, iniciou, esta semana, a sensibilização dos municípios para adesão ao novo Mapa do Turismo Brasileiro. A partir do dia 3 de janeiro de 2022, os gestores poderão cadastrar seus municípios e incluir os documentos necessários, atendendo  os critérios, as orientações, os compromissos e os procedimentos dispostos em portaria, por meio da plataforma disponibilizada pelo Ministério do Turismo. 


Em seguida, a Goiás Turismo  vai revisar as informações prestadas, homologar o cadastro dos municípios, bem como validar sua composição e regiões turísticas. Após a inclusão no mapa, o cadastramento terá validade de um ano.


Os interessados em fazer parte do Mapa do Turismo devem ficar atentos aos prazos e critérios estabelecidos, entre eles, possuir e apresentar a legislação comprovando a existência do órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual e quadro de detalhamento de despesa vigente (2022); possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional. As regras valem para os municípios que já estão no mapa e para as novas adesões. O novo Mapa do Turismo Brasileiro será divulgado no dia 31 de março de 2022. 


Segundo o coordenador de estruturação de destinos e produtos turísticos da Goiás Turismo e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, Luciano Guimarães Soares, o Mapa é o instrumento de gestão que orienta a atuação do Ministério do Turismo e da Goiás Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. “Ele  define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente a partir de critérios obrigatórios. Além  disso, apresenta os municípios, organizados em regiões turísticas, que integram a política nacional de turismo no Brasil”, explicou. 


Luciano Guimarães alertou que nem todos os municípios têm o turismo como seu vetor de desenvolvimento. “Nem todos têm capacidade para cooperar com o desenvolvimento regional do turismo ou se beneficiar da atividade, não devendo, portanto, compor o Mapa do Turismo Brasileiro”  afirmou. 


Atualmente, o Mapa do Turismo  de Goiás conta com  79 municípios distribuídos em 10 Regiões Turísticas: Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes.


Acesse os critérios, o cronograma completo e os anexos para adesão ao novo Mapa do Turismo


https://www.turismo.go.gov.br/index.php/noticias/1728


Cachoeira do Funil, em Mambaí, e Centro Histórico da Cidade de Goiás estão entre os principais atrativos turísticos de Goiás


Fotos: Luciano Guimarães/Goiás Turismo 

Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás



{{ADS001}}

* Goiás Turismo


fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG fixImgOG